Agri

O Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Oldemiro Baloi, e a Ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Internacional da África do Sul, Maite Nkoana Mashabane, advogaram a necessidade de se dar primazia à diplomacia económica nas relações bilaterais, como forma de contribuir para o fortalecimento dos dois países.

 

 

Esta posição foi formulada no encontro entre os dois ministros, que teve lugar em Maputo, no dia 10 de Fevereiro corrente, durante o qual fizeram uma avaliação do estágio da cooperação bilateral e perspectivaram o seu futuro.

“As relações entre os dois países são excelentes. Concordamos que temos que intensificar as comissões bi-nacionais no sentido de as estruturar para que passem a ser mais regulares. Temos mantido encontros em fóruns internacionais mas os mesmos não têm sido práticos por causa da sobreposição de agendas”, disse o governante moçambicano.

Por seu turno, a ministra sul-africana afirmou que no cômputo geral as relações entre o seu país com Moçambique são óptimas, mas têm de se intensificar no domínio económico.
“Temos de aprofundar a diplomacia económica entre os nossos países, apesar do ambiente global hostil”, disse, referindo-se à crise da economia mundial que tem tido sérios efeitos sobre as economias emergentes, como as de Moçambique e da África do Sul, devido ao seu potencial de provedores de recursos naturais primários. (UCI)