Agri

Secretário Permanente Francisco Novela no lançamento da Primeira Oficina sobre Diplomacia CulturalSecretário Permanente Francisco Novela no lançamento da Primeira Oficina sobre Diplomacia CulturalO Secretário Permanente do Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação (MINEC), Francisco Neto Novela, procedeu ao lançamento da Primeira Oficina sobre Diplomacia Cultural.
No evento, que teve lugar nesta quarta-feira, dia 14 de Novembro corrente, em Maputo, o Secretário Permanente do MINEC explicou que a oficina pretende “valorizar o conceito da nossa cultura como veículo e ponte de promoção de Moçambique no mundo, resultante da interacção do nosso país com vários povos”.


“Ao criarmos esta oficina, pretendemos que os agentes da cultura e diplomacia do nosso país, não só se apropriem da expressão ‘diplomacia cultural moçambicana’, mas também que ela seja a bússola e alma de conduta nas mentes de criadores e projectores das manifestações culturais nacionais e da acção governativa” defendeu Francisco Novela, na ocasião.

 

Para o Secretário Permanente do MINEC, a iniciativa conjunta da Universidade Joaquim Chissano e da Escola Diplomática constitui um instrumento importante para a capacitação de agentes diplomáticos moçambicanos, com vista a projecção da cultura moçambicana pelo mundo.

 

 


No evento, o Secretário Permanente Novela encorajou a prosseguir, permanentemente, com estas iniciativas de formação, reflexão e intercâmbio sobre a diplomacia cultural moçambicana, pilares que contribuem para o desenvolvimento do capital humano do país.
Francisco Neto Novela dirigiu o evento em representação à Ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Verónica Nataniel Macamo Dlhovo.

 

Com a devida vénia, partilhamos a seguir o discurso:  pdf Discurso do Secretário Permanente na 1ª Oficina da Diplomacia Cultural (528 KB)