Agri

Ministra Verónica Macamo na foto família com empresários japoneses e membros da delegação Moçambicana em TóquioMinistra Verónica Macamo na foto família com empresários japoneses e membros da delegação Moçambicana em TóquioO último dia da visita ao Japão da Ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Verónica Nataniel Macamo Dlhovo, consistiu na interação, em Tóquio, com duas grandes empresas multinacionais japonesas, ao visitar, na quarta-feira, dia 28 de Novembro corrente, a Nippon Electric Company (NEC) e ao conceder uma audiência ao presidente dos conselho de administração da Mitsui Corporation Limited, Tatsuo Yasunaga, bem como almoçar com o presidente da Associação Japonesa para o Desenvolvimento Económico Africano (AFRECO), Tetsuro Yano.

 

O reforço da cooperação empresarial, comércio e investimentos foram os temas centrais desses encontros, à semelhança do que sucedera no dia anterior, segunda-feira, ao receber em audiências separadas Ken Shibusawa, Chefe da Missão Empresarial Público-Privada à Moçambique, e Kazuya Nakajo, vice-presidente executivo da JETRO (Organização do Comércio Externo do Japão).


Durante a sua estadia em Tóquio, a Ministra Verónica Macamo manteve conversações com a sua homóloga japonesa, Kamikwa Yoko, na qual as duas partes reiteraram o desejo de reforçar os laços de amizade e cooperação existentes.

 

Neste sentido, avaliou-se a cooperação bilateral e perspectivou-se as acções futuras. Na ocasião, as autoridades japonesas reiteraram a disponibilidade de continuar com o apoio humanitário à Moçambique, bem como com a ajuda no combate ao terrorismo na Província de Cabo Delgado.

 

Como membros não-permanentes do Conselho de Segurança das Nações Unidas, as duas ministras acordaram em continuar a cooperar em assuntos de interesse comum nos fora internacionais e contribuir para temas referentes à mulher, paz e segurança.

 

Na ocasiáo, a Ministra Kamikwa Yoko convidou Moçambique a participarr na Reunião Ministerial da TICAD, a realizar-se em Tóquio, em 2024, e a participar na 9ª Cimeira desta plataforma de cooperação, a ter lugar em Yokohama, em 2025.

 

Na imagem, a Ministra Macamo com dirigentes da empresa Nippon Electric Corporation (NEC) e membros da sua delegação. (UCI)