Agri

Foto de arquivo da Ministra Verónica Macamo na sede Nações Unidas em Nova IorqueFoto de arquivo da Ministra Verónica Macamo na sede Nações Unidas em Nova IorqueA Ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Verónica Nataniel Macamo Dlhovo, visita Nova Iorque de 4 a 6 de Dezembro corrente, onde vai participar na reunião de alto nível das Nações Unidas sobre o Fundo Central de Respostas a Emergências para 2024, evento dirigido pelo Secretário Geral da ONU, António Guterres.


Convidada como uma das oradoras principais deste encontro que se realiza a 6 de Dezembro na sede da ONU, a Ministra Verónica Macamo irá proferir o seu discurso sobre a situação humanitária em Moçambique e o compromisso e resiliência do Governo moçambicano em resposta à devastação provocada por desastres naturais geradas pelo fenómeno global de mudanças climáticas.

 

Desde a sua criação em 2006, o Fundo Central de Respostas a Emergências (CERF) das Nações Unidas disponibilizou ajuda humanitária a Moçambique estimada em mais de 122 milhões de dólares, com destaque à recente doação de 16 milhões de dólares para auxiliar as vítimas do ciclone Freddy e do surto de cólera do presente ano.

 

À margem deste evento de âmbito humanitário, a estadia da Ministra Macamo contempla outros encontros organizados pela Missão Permanente da República de Moçambique nas Nações Unidas.

 

Conforme esclarecimento institucional, o CERF é um dos instrumentos de financiamento mais rápidos disponíveis para ajudar as pessoas afectadas por crises. Gerido pelo Gabinete de Coordenação dos Assuntos Humanitários das Nações Unidas, o fundo permite uma ação humanitária atempada, eficaz e que salva vidas por parte das agências da ONU e de outras entidades. (UCI)