A Vice-Ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Nyeleti Mondlane, e o Embaixador da República Popular da China acreditado em Moçambique, Su Jian, rubricaram um acordo de cooperação técnica e económica, que visa a concessão de cerca de 16 milhões de dólares norte-americanos, na quarta-feira, dia 04 de Maio corrente, em Maputo.
Segundo a Vice-ministra Nyeleti Mondlane, o valor disponibilizado vai financiar a aquisição de 80 autocarros para transporte público urbano, a abertura de 200 furos de água potável, a conclusão da construção do Centro Cultural China-Moçambique e outros projectos a serem acordados pelos dois Governos.
“Estamos cientes que a implementação destes projectos irá contribuir para a realização dos objectivos do Governo da República de Moçambique na provisão de condições básicas das nossas populações” acrescentou.
A governante moçambicana realçou o facto de a República Popular da China ser “um dos principais parceiros de Moçambique e em todos os momentos tem demonstrado a sua determinação de contribuir nos esforços do nosso Governo na prossecução dos seus objectivos de desenvolvimento económico e social”. Reiterou a disponibilidade do Governo em continuar a trabalhar em conjunto para aprofundar cada vez mais as relações de amizade, solidariedade e de cooperação que unem os dois povos e países.
Por seu turno, o Embaixador Su Jian considerou que a assunatura do acordo “representa um gesto de irmandade entre a República Popular da China e a República de Moçambique. O Embaixador Chinês anunciou também a doação de 10 mil toneladas de arroz, para fazer face a insegurança alimentar.