O continente africano foi o foco principal da agenda diplomática do Presidente Filipe Nyusi, ao longo da segunda-feira, dia 28 de Novembro corrente. A diplomacia regional e multilateral foi dominante nas consultas que manteve, em Maputo, com o Presidente do Chade e Presidente da União Africana, Idriss Déby Itno, e com o Ministro dos Negócios Estrangeiros e da Diáspora do Senegal, Abdoulaye Batthily – enviado especial do Presidente senegalês Macky Sall.
Elas discorreram sobre a situação política e económica prevalecente no continente africano e o processo de sucessão em curso à presidência da Comissão da União Africana. O Ministro senegalês deslocou-se à capital para solicitar apoio moçambicano à sua candidatura.
“Os dois estadistas estiveram em consultas sobre a situação em África e no mundo”, esclareceu à imprensa o Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Oldemiro Baloi. Revelou que os presidentes Nyusi e Débry debruçaram-se sobre os últimos desenvolvimentos na República Democrática do Congo e Burundi, em África, e Síria, no Médio Oriente.
A audiência que o Presidente Nyusi concedeu à Alta Comissária da Tanzânia no nosso país, Shamim Nyadunga, marcou o término da missão da diplomata em Moçambique e serviu para passar em revista o estágio da cooperação bilateral moçambicano-tanzaniana. (UCI)
