A assinatura do Acordo de Doação de cerca de 1.5 bilião de dólaresa “é um indicativo inequívoco de que os Governos de Moçambique e dos Estados Unidos da América estão determinados a manter, elevar e aprofundar os patamares de cooperação bilateralª, afirmou a Ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Verónica Nataniel Macamo Dhlovo.
Discursando no acto da assinatura do acordo, ocorrido em Maputo, na quinta-feira, dia 31 de Março do ano em curso, a Ministra Macamo realçou que “governo moçambicano aprecia e enaltece o esforço do povo e governo americanos de continuar a apoiar o desenvolvimento do nosso país, complementando as acções constantes no Programa Quinquenal do Governo 2020-2024”.
Assinalou que “assistência desta natureza, certamente, gera um efeito catalisador aos esforços que o país tem empreendido na procura de alternativas para a promoção de um desenvolvimento sócio-económico célere, sustentável e inclusivo, visando melhorar as condições de vidas das nossa populações”.
Explicou que acordo terá a seguinte distribuição:
1. “Mil milhões, duzentos e vinte e três milhões, setecentos e cinquenta mil dóalares americanos ($1,223,750,000), para a implementação do Objectivo 1 do Acordo, que visa: (i) a melhoria da qualidade do ensino e dos serviços de saúde; (ii) a utilização de serviços alargados, centrados na juventude e no género; e (iii) o fortalecimento da resiliência dos sistemas de saúde e educação”.
2. “Cento e seis milhões e quinhentos mil dólares americanos ($106,500,000), para a realização do Objectivo 2 do Acordo, visando: (i) o fortalecimento dos processos democráticos; (ii) o reforço da governação económica; (iii) o reforço do ambiente favorável às empresas; e (iv) o aumento da rentabilidade das empresas agrícolas”.
3. “Cento e sessenta e seis milhões, setecentos e cinquenta mil dólares americanos ($166,750,000), destinados à operacionalização do objectivo 3 do acordo, visando: (i) aumento da segurança alimentar e nutricional dos agregados familiares; (ii) aumento da gestão e utilização sustentável dos serviços de água e saneamento; (iii) melhoria da gestão dos recursos naturais; 4 (iv) preparação das comunidades para melhor resistir ao extremismo violento, mitigação dos conflitos, e melhor resposta aos desastres naturais”.
Foram signatários do Acordo de Doação descrito como para o desenvolvimento de um Moçambique saudável, próspero e resiliente, a Ministra Verónica Macamo, a Encarregada de Negócios da Embaixada dos Estados Unidos da América em Moçambique, Abigail Dressel e a Directora da USAID em moçambique, Helen Pataki. (UCI)
